A maioria dos aspirantes a músico recebe muitos conselhos de amigos e familiares sobre a melhor abordagem a tomar para a sua carreira musical: “a necessidade de ter algo aonde recorrer, no caso da música não funcionar” ou de ter “um plano B”. Outros são encorajados para obterem um diploma em algo onde possam facilmente encontrar um emprego, ficando a música para “tempo livre”. Em teoria parece bem, mas na realidade não funciona como previsto em quase todos os casos. Porquê?
Normalmente, a ocupação que a maioria arranja para obterem o seu sustento até que a sua carreira musical arranque, em geral ou especificamente, não tem nada a ver com música. Como resultado, acabam numa situação muito frustrante que torna quase impossível conseguir qualquer tipo de êxito como músico profissional.
Requer o cuidado com sugestões de pessoas que podem ter grandes intenções, mas falta o conhecimento e experiência como funciona a indústria da música, dando uma dica dominante: “aqui está o que deves fazer para não perder!”, esta mentalidade mantem longe o impulso da ambição de ser Músico, e muito raramente é sobre “como vencer!”.
Isto significa aprender a partir de alguém que o faça ou que já tenha feito, de preferência, alguém que já tenha ensinado a muitos.
Para construir uma carreira musical de sucesso e de longa duração requer muita dedicação e tempo, como em tudo na vida.