Desde o começo de 2007, uma formação filarmónica a leste da ilha desenvolve um trabalho musical sublime marcando presença em palcos e eventos, até então “vedados” a este tipo de colectividade e muito reconhecido pelo diferente público e entidades que têm acompanhado o percurso da Banda Municipal de Machico.
A reformulação do seu repertório,incorporando com outro género de grupos musicais, com o objectivo de trazer ao de cima o potencial que este tipo formações tem em seu poder, estará na base do seu sucesso?
Certamente, mas junto a mestria da directoria artística/administrativa com muita competência de: rigor,inovação,criatividade,empenho,e consciência/ensinamento musical. Cerca de uma centena de jovens dentro desta estrutura cultural municipal é dirigida , não só , no sentido de ter uma prática musical comum no seu quotidiano, mas desafiada a ultrapassar para componente de “dar um concerto” : uma das dimensões mais exigentes para um músico. O “sentir na pele” do concerto eleva a instrução musical e cultural para outros patamares dos ditos jovens, resultando numa mais valia para o trato musical nos seus futuros.
Perante isto, espero que esta colectividade cultural não entre injustamente em territórios periféricos de financiamento público precário, pois o investimento feito no passado está visível e bem audível.
Concertos:“Mundo dos Sopros”;”MoxNix Jazz Group/B.M.M.”;”Festival Raízes do Atlantico:Xarabanda/B.M.M.”;”Ultimatum:Centenário da República”;
1 comentário:
Paulo.
Impagável os momentos que vivi contigo .....belas risadas....grande paulinho
Enviar um comentário